Comunidade Sabiaguaba.

Quem somos nós?

Somos uma pequena comunidade instalada num terreno de pouco mais de cinco mil metros quadrados na periferia de Fortaleza. Estamos próximos à Área de Proteção Ambiental da Sabiaguaba que é uma praia aqui perto. O bairro ainda é semi-rural, com poucas áreas habitadas cercadas por três lagoas, um rio, manguezais, o grande lençol de dunas e o mar. A rua Mar del Plata é servida por luz elétrica, telefone, água tratada, correio diário e coleta de lixo três vezes por semana, mas ainda é uma rua de areia…

OgAAAPRyq2Ecg59jN_vF_hcnZxm80EuZyi6-GTxEfUwDk5KDewGanst1X8L-WA9DwA1IOm2p8tLBVjXw7sMXk6XFvkoAm1T1UO2JTAfB5hj3Io0tetj5ICohMNZr

O terreno onde estamos instalados é aberto, isto é, ainda não tem portões e nem mesmo muros ou cercas. Por isso, e pela escassez de água, não fazemos agricultura. Dedicamos o espaço disponível a um projeto de reflorestamento espontâneo e a um pequeno campo de futebol para uso dos meninos da região.

OgAAAM_0rFVTzkQYkc2Hwltmf8minmKrkd0oS7GoJ3kj2_YRS3Gw2m4y01m0GD3u0wEVtO7lWSoVuxHF2ETlwzquZ5oAm1T1UOK-OgIgyCufZfUxEDYYUiKjUvyE

le_vida_03

Temos quatro casas, construídas nos cantos do terreno para deixar livre a área central. As quatro casas são ocupadas desse modo: a maior por mim (José Albano).

fachada cor

A outra casa grande pelo casal David Diogenes e Simone e Lucas.

OgAAACoiG1Cm1N1897R1QHxsvbejA3zttUJZB9EU57iKk2TPtyGsk4tdYTzNymbgdV1V3oH9F3Y0JIm7FN1CxhJNdpwAm1T1UKMc57dwFBJi69Hxy_ubBgAOjaUa

A terceira casa é ocupada pelo Alan Menezes.

OgAAAHieZqQwOSRjX7WjQ26_XgsdiUYaZAVbfmcCHE20-v8FmQOJemnmbaKcrl5nCGPNvDqmLK28LvXrQ4Ufv62spxwAm1T1UO8ufT7AAS5x_iAalEFW7YCKaDdo

A Quarta casa é um espaço comunitário e casa de hóspedes.

Quanto a profissões, somos dois fotógrafos: o Alan, que também faz vídeos, e eu; os irmãos Diogenes são cineástas. Enquanto representantes regionais da ABRASCA (Associação Brasileira de Comunidades Alternativas), comungamos com os ideais da entidade: estimulamos a vida comunitária, a defesa do meio-ambiente, o trabalho com as crianças e os adolescentes do bairro na tentativa de construção de um mundo melhor. Buscamos ainda a saúde física e emocional através de bons hábitos de vida. Somos mais ou menos vegetarianos – em graus diferentes para cada uma das quatro casas. São também diferentes as tendências místicas indo do Agnosticismo ao Budismo e à União do Vegetal.

lua

Encontro da Lua Cheia na Comunidade Sabiaguaba. Foto de Marcos Natureza

Temos reuniões mensais da regional da ABRASCA, abertas ao público, todas as noites de lua cheia onde entoamos um mantra em volta da fogueira, trocamos conhecimentos e informações sobre temas da cultura alternativa, discutimos os assuntos do momento, fazemos apresentações de arte, vendemos artesanato, oferecemos chá e pão integral aos presentes.

OgAAADPdSXTg5lm6irkQH3TZq_wRtGcvtNVPlTZ_Qj5YLSuwZUwDheNWdQ3-nw8YNLT10eS_NkVG4RKO01dHPc32kh0Am1T1UDLiIXlaQqui02qSJzIY8u4jsHrq

Nosso objetivo pode ser resumido na tentativa de viver um modelo semi-alternativo onde aliamos a vida simples, cercada pela natureza, com as vantagens da tecnologia e outras benesses da civilização moderna como os cartões de crédito e os planos de saúde…  Se há uma filosofia de vida na nossa comunidade, podemos dizer que somos meio anarquistas e o conselho que passamos é simplesmente “carpe diem” – curta o hoje!

Assista o curta de Ítalo Rodrigues: http://www.youtube.com/watch?v=Grz73tG1n2M&feature=related

José Albano

68 Respostas para “Comunidade Sabiaguaba.

  1. lua

    Vibrações positivas aos seres de luz que habitam essa comunidade…
    Como é bom saber de atitudes e sonhos realizados por seres da terra, do espaços que permeiam ideais de liberdade e paz…
    Da naho!!! lua.

  2. Seres de luz são também os que frequentam essa comunidade, colaborando nessa tentativa de melhorar as coisas, espalhar o bem! É bem-vindo o seu comentário. Seja bem-vinda você!
    Carinho do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  3. Luciano

    Bom dia, sou chefe escoteiro do Grupo Escoterio Imaruí de Itajai-SC, gostariamos de parabenizalos pelo belissimo trabalho, informar que estaremos aplicando este projeto em nosso grupo no proximo més. gostariamos de saber se vcs tem algo em video para nos enviar?

    Obrigado por espalhar o bem pela humanidade, nos do movimento escoterio tambem temos este objetivo, platar boas ideias para um mundo melhor!

    Sempre Alerta Para Servir
    Chefe Luciano
    Grupo Escoteiro Imaruí
    Itajai – SC

    • Olá, Luciano. Temos vídeos, sim. Terei prazer em enviar uma cópia para o seu grupo de escoteiros. Isso vai demorar um pouco pois, no momento, estou viajando e os vídeos estão em Fortaleza, na Comunidade Sabiaguaba. Mas ao voltar para casa, encaminharei o seu pedido! Abraço para todos, do José Albano

  4. Olá!
    Parabéns pelo trabalho e pelo site!
    Gostaria de saber se vcs recebem visitantes na comunidade e de que forma.
    Continuem com o belo trabalho!

    • Sim! Recebemos visitantes. É mais fácil acomoda-los por alguns dias quando trazem barraca pois temos boas áreas sombreadas para fazer camping. É bom também avisar antes pelo telefone da minha casa: (85) 3476 8625. Estamos localizados na Lagoa Redonda, arredores de Fortaleza. Será um prazer recebe-los! Abraço do José Albano, falando pela Comunidade Sabiaguaba.

  5. OLA BOA TARDE!OLHA ABENÇOADO JA MOREI EM SABIAGUAPA MESMO NO COMEÇO DA ENTRA DA FONTE DE AGUA.NAO SE VOÇE JA OUVIU FALAR DO ”SR SEBATIAO”,QUE JA FOI DONO DE UM POSTO DE GASOLINA QUE TEM EM SABIAGUAPA 3 CASA UMA PERTO DA OUTRA,MUITO BONITA.E VOLTEI P FORTALEZA NOVAMENTE,E SEMPRE GOSTEI DE SABIAGUPA APESAR DE FALAREM MUITO MAL DESTE LUGAR QUE TDOS DEVERIAM CONHECER ANTES DE FAZER QUALQUER COMENTARIO INDESEJAVÉL!POIS TE DESEJO OTIMO DESEMPENHO EM SEU TRABALHO,QUEM SABE 8UM DIA IREI ATE NA SUA COMUNIDADE VISISTA-LO,DEUS TE ILUMINE SEMPRE E DEUS ENVIE PESSOAS COMO VOÇE PRA CUIDAR DO QUE ELE DEIXOU PRA NOS HOMENS CUIDAR E PRESERVAR,ABRAÇOS ANA PAULA

    • Olá Ana Paula:
      Então, a Comunidade Sabiaguaba fica vizinha ao terreno e à casa do Sebastião que já vendeu o posto de gasolina. Estamos também perto da Água Mineral Indaiá. Falam mal daqui por causa das murissocas, da obra inacabada da avenida ligada à ponte sobre o Rio Cocó e por causa de roubos e assaltos principalmente nas dunas. Mas o lugar ainda é muito bonito e melhores dias virão! Apareça para uma visita! Abraço do Zé Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  6. LuizBezerra

    Ola José albano, moro em São Paulo, uma cidade que você viver sobre pressão, ninguem respeita ninguem, tudo isso na corrida do poder e dinheiro que, para mim, jamais vejo como prioridade de vida, em São Paulo sim, tem que ser prioridade nem que seja só o dinheiro, para o despesas basico, isso tudo culpa do homem; mais vejo que poder ser relativo, que vem toda tecnologia junto, e assim vai … busco viver em harmonia com a natureza é estimular a vida comunitária, sobre visitantes como funcionar, cobra-se taxa ?

  7. Luiz Duarte

    Oi! Sou o Zé Luiz, eng. agrônomo, trabalho com agroecologia, sou de Curitiba, mas no momento estou morando em Salvador, assisti o video e li alguma coisa sobre a Comunidade Sabiaguaba, achei muito legal. O assunto Comunidade Alternativa me atrai muito, por isso, gostaria de agendar uma visita, se possivel. Se vocês tiverem um telefone, me informem.

    • Olá Zé Luiz: Será um prazer ter a sua visita! O nosso telefone de contato é (85) 3476 8625
      Em julho estarei na Bahia onde haverá um encontro a nível nacional de comunidades alternativas. Quem sabe nos vemos por lá!?
      Abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  8. partir de agosto estarei viajando pelo Brasil a procura de uma ecovila para morar definitivamente.Sou de Sao Lourenço-Caxambu,Minaas Gerais e primeiro irei para Goias (Alto Paraiso e Pirinòpolis)depois irei para Ilhéus e pretendo chegar ate o Ceara. Se Deus ermitir em setembro estarei por ai e gostaria se possive del me hospedar ai. Nao tenho preferencia de lugar para morar e fico onde mandar meu coraçao.Sou aposentado e vou com minha esposa.Muita Luz a todos

    • Olá Sergio:
      Teremos prazer em hospeda-los. Só temos condição de aceitar hóspedes com barraca de acampamento. Anote o nosso telefone para explicação de como chegar até aqui:
      (85) 3476 8625
      Até setembro! Abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba

  9. Sergio Collinett

    Ate o dia da chegada. Com certeza irei passar uns dias por ai.
    VEREMOS OQUE O UNIVERSONOS RESERVA.
    luz

  10. Lúcia Rebello

    Caro José Albano,

    Sou cearense e moro em Teresina/PI , Gostaria de obter uma cópia do filme sobre como construir um forno elétrico. É possível? Voce é o José Albano que foi professor de Inglês no Colégio Cearense?

  11. Jéssica Bezerra

    Muito inteligente esse blog. Adorei. Estava pesquisando na internet sobre Sabiaguaba e achei realmente interessante que alguém tenha tido uma inciativa como essa. Bom trabalho.

    • Olá Jéssica:
      Muito grato pelas palavras gentis! Se você mora em Fortaleza, merece vir conhecer a nossa comunidade! Nosso sítio fica na Lagoa Redonda, bem perto da fábrica da Água Mineral Indaiá. Durante o mês de julho vou estar fora mas a partir de agosto estaremos de volta. O telefone de contato é: 3476 8625. Apareça!
      Abraço do José Albano.

  12. Oi Zé !!!!!

    Acho que não era para agente se encontrar mesmo..Esdtive no ENCA e fui te procurar no estacionamento onde disseram que voce havia acampado e voce havia se mudado para dentro.Como o tempo estava chuvoso não tive oportunidade de te achar.A chuva molhou meu colchonete,cobertores,roupas acabei me retirando porque minha esposa ameaçou pegar um resfriado. Conforme havia programado,fui subindo
    pelo litoral até chegar em Fortaleza.Fui te visitar e voce tinha idopara a chapada.Vou voltar.Se voce conhecer alguma comunidade que esta recebendo adesões por favor me informe.

    • Pois é… Só volto para Fortaleza no começo de agosto, dia 4 ou 5. Mas a Comunidade Sabiaguaba tem outros residentes e poderia hospedar vocês! No momento estou viajando ainda e não sei de outros endereços pois estou sem acesso à minhas anotações. Que pena que vocês largaram o Enca… Terminou sendo um belo encontro! Abraço do Zé Albano

  13. Adriano Pinheiro Chagas

    Caro José Albano,
    Boa noite !!
    Me chamo Adriano, estou indo morar em Fortaleza, pequizando na internet acabei encontrando a página de vocês e achei super interessante. Conheço um pouco dessa região onde vocês vivem pois já fui algumas vezes a praia da Sabiaguaba, acho este lugar muito agradavele prazeroso. Estou indo morar em Fortaleza para ficar + próximo de meus filhos que moram com minha ex-mulher e que vivem numa cidada próximo à Fortalezxa, moro sozinho, meu estilo de vida é bem alternativo e tenho minha fonte de sobrevivência ( Trabalho ) que sai daí de Fortaleza. Sou uma pessoa bem tranquila, não sou usuário de drogas e apenas tomo minha cervejinha esporadicamente, o que mais gosto mesmo é ouvir minha música bem baixinho sem incomodar ninguem, ler meus livros , tocar meu violão tambéme adoro um bom bate papo com pessoas tranquilas, de bom caráter e que gostem de viver em comunidade fraternal uns ajudando aos outros.
    Meu objetivo é viver mais próximo dos meus filhos que vivem aí no Ceará, poder passar o meu legado à eles e viver uma vida tranquila numa comunidade que respeite o ser humano de uma maneira geral e principalmente que respeite e viva em convívio com a natureza. Gostaria de saber se vocês tem alguma casa disponível para que eu possa alugar, caso não tenha dentro da comunidade de vocês, se puder me ajudar a conseguir uma residência para alugar bem próximo de vocês será um prazer muito grande poder participar desta comunidade no qual me identifiquei muito.
    Segue abaixo meus contatos:
    Adriano Chagas
    e-mail: adriano869@hotmail.com
    tel: (61) 9129 9561 – Claro

    • Olá Adriano. Grato pelas palavras gentis! No momento não temos casa disponível na Comunidade Sabiaguaba mas temos alguns amigos que alugaram casas pequenas nos arredores, por preço bastante módico. Tem ainda uma outra comunidade, mais perto da praia de Sabiaguaba, o Sítio Sabiá, onde sempre tem estado vaga uma das 6 casas. Penso que primeiro você deve vir para Fortaleza, nos visitar e tentar encontrar um lugar adequado por aqui. Ao chegar em Fortaleza você pode acampar aqui, se tem uma barraca de acampamento, até definir moradia. O nosso telefone é (85) 3476 8625
      Abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  14. eudes

    olá!!!sou Eudes,ex-morador da sabiaguaba,adoro o trabalho de vc6.morei perto do andre carneiro(barbudo).caetano barros (artista plastico)em fim!hoje estou em joão pessoa pb.gostaria de parabenizalos pelo local lindo q vc6 tem.continue sempre assim.felicidades e muita paz!!!

  15. MANOEL ELIELSON CORDEIRO DE JESUS

    Boa noite. Possuo uma propriedade no litoral norte de Sergipe. Duas áreas da propriedade já transformei em Unidade de Conservação (RPPN) através do ICMBio. Recebo alguns grupos de visitantes onde deixam alguma renda que complementam as despesas diária. Possuo formação acadêmica mas a que considero principal é a de ROCEIRO. Aí consiste minha paixão: liberdade, ar, mato, rio lagoa, bicho, literalmente viver o presente. É uma espécie de extremo da felicidade… Deixo o convite aqui para aquele (s) que quiserem partilhar comigo esses momentos… Abraçarei um a um…

    Manoel Elielson Cordeiro de Jesus
    fcjecoturismo@hotmail.com

    • maty

      Olá Manoel! Sou do interior de SP… gostaria de conhecer sua propriedade…. sou eng civil mas procuro um lugar para desenvolver um projeto de sustentabilidade, vida simples, aproveitamento de recursos naturais e autossuficiência agrícola.

  16. marcia helen a tahim

    Oi jose albano masssa brevmente v ai me identifico dmais c as com altnativas marcia cd

  17. Gostei muito de conhecer a comunidade sabiaguaba,pois achei muito interessante a paisagem natural onde ela está situada.Gostaria de saber se eu posso visitar esta comunidade quando eu estiver de férias pois eu admiro muito as comunidades alternativa.Meu nome é José Adauto e eu sou professor.

  18. Hélio Bastos

    Olá a todos dessa comunidade!
    Congratulo a vocês e fico muito feliz em saber que existem pessoas corajosas enfrentando o BELO de forma coerente e harmoniosa com a VIDA. Caro José Albano, sou de Belo Horizonte e fui fotógrafo de natureza (nada profissional) por 20 longos anos, andei por muitos lugares, mas resolvi abandonar a fotografia para dedicar exclusivamente para as Medicinas Alternativas (Acupuntura, Ayurveda, Homeopatia, etc.) e hoje busco um lugar para morar em troca de oferecer o meu trabalho com cura, mas que também tivesse condições de plantar ervas medicinais, hortaliças, etc e fazer atendimentos locais ou para visitantes (estilo SPA mesmo, se desejar, posso enviar por e-mail os folders com as especialidades terapêuticas). Você me indicaria algum lugar ou alguém que tenha interesse nesse tipo de trabalho? Se sim, gentileza me enviar um e-mail, pode ser?

    • Olá Hélio Bastos:
      Grato pelas palavras gentis! Você conseguiu captar o estado de harmonia em que vivemos aqui! Quanto à sua pergunta, penso em 3 diferentes lugares aí mesmo em Minas Gerais. Nesse momento estou viajando e sem acesso ao meu caderno de endereços mas acho que dá para localizar na Internet. Um é Figueira, comunidade fundada pelo místico e filósofo popularmente conhecido pelo nome de Trigueirinho. Outra é uma comunidade na Mantiqueira chamada Terra Una. Essas são comunidades organizadas, com regras claras sobre a participação de visitantes e/ou novos residentes. Para uma experiência mais informal, sugiro que você visite O Paulo e a Elcy Sideral na comunidade do Mato Dentro, nos arredores de Soledade de Minas, perto de São Lourenço, onde eles também conduzem vivências terapêuticas.
      E quando vier ao Ceará, não deixe de nos fazer uma visita aqui na Comunidade, nos arredores de Fortaleza. Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba

  19. Vanessa

    Olá, boa noite. Gostaria de saber sobre a possibilidade de visitar a comunidade, para conhecê-la e assistir a chuva de meteoros que acontecerá no final de semana próximo.
    Desde já mando boas vibrações para todos.

    • Olá Vanessa: É bom telefonar antes para garantir estarmos aqui na ocasião. Nosso número de telefone (fixo) é: 3476 8625
      Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  20. Francisco Roberto Vieira

    meu nome é Francisco Roberto Vieira. Soube da comunidade pelo Carlão. Gostaria muito de conhecer e me engajar numa comunidadede ajuda mútua (anarquista). Vim para Fortaleza em busca disso. Tenho uma filha especial Cadeirante. Estou pensando em visitar vocês.

    • Olá Francisco Roberto:
      Geralmente recebemos visitantes no domingo, quando promovemos um almoço comunitário por volta das duas da tarde mas pode vir antes para nos conhecer. Quem vem traz alguma coisa para por na mesa, seja salgado ou doce, sólido ou líquido… Para confirmar, use o nosso telefone: 3476 8625. Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  21. Malu

    Boa tarde,gostaria de saber se tem como eu ir e ficar aí por uns dias?tenho mta vontade de levar uma vida mais próxima da natureza…meu e-mail é malluzanchi@hotmail.it……obrigada

    • Olá Malu:
      Uma visita prolongada é possível, sim, desde que o/a visitante tenha uma barraca para acampar no grande espaço arborizado entre as 4 casas. Estamos localizados na Lagoa Redonda, divisa com Sabiaguaba. Você mora em Fortaleza? Saberia chegar aqui? Para maiores informações/esclarecimentos use o nosso telefone fixo: (85) 3476 8625. Aguardamos contato!
      Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  22. celia dalila

    OLá, meu nome é Célia Dalila Gonçalves, sou vegetariana e moro em Joinville/SC. Estou grávida de 6 meses e moro hj com meus pais, tenho estado muito triste pela vida q levo e por nao estar onde gostaria de estar. Gostaria de saber se vcs aceitam alguém pra morar aí ! quero que meu filho cresça num lugar assim.

    • Olá Célia:
      Instalada nos arredores de Fortaleza, capital do Ceará, a nossa Comunidade Sabiaguaba está bem longe de Joinville… De toda maneira, estamos com todas as nossas casas lotadas e até com fila de espera… Mas existem comunidades semelhantes por aí, não sei se em Santa Catarina mas certamente no Paraná e no Rio Grande do Sul. Espero que a sua pesquisa possa leva-la a encontrar um lugar adequado para criar seu filho. Coragem e sucesso, é o que te desejo, em nome da Comunidade Sabiaguaba. Abraço solidário do José Albano.

    • Boa noite à todos.
      Temos eu e minha esposa, por anos a fio alimentado a vontade de viver em uma comunidade alternativa sustentável. No entanto, assim como muitas outras pessoas, nos deparamos com a impossibilidade imediata de sermos incorporados a uma dessas comunidades. Por isso, deixo aqui os meus contatos para que possamos discutir a formação de uma nova comunidade alternativa nos moldes da Sabiaguaba.

      Caso haja interesse em amadurecer a ideia, gentileza nos contactar para que possamos estudar todas as possibilidades existentes para a execução deste belo projeto de vida, que muitos de nós alimentamos em nosso íntimo.

      A propósito, somos casados a 30 anos, temos apenas um filho de 29 que a cerca de 4 anos nos deixou para casar e viver sua vida. Somos de certa forma muito sós, e cremos que a vida em uma comunidade dessa natureza, seria bom para todos.
      WhatsApp: (84) 99815-7363
      Projetoanjodepatas@gmail.com

      • A mensagem de vocês nos emocionou! Gostaríamos de ver a nossa experiência multiplicada e muito nos honra sermos modelo para a formação de novas comunidades! No caso de vocês, acho positivo fazer a divulgação dessa mensagem sobre “solo fértil”, onde possa frutificar. Nosso blog não tem grande frequência de visitantes eu recomendo uma postagem na página “Diário de Ecovilas” no Facebook. Vocês podem começar visitando essa página para avaliar se está em sintonia com as ideias de vocês. Não sei onde moram mas quero deixar o convite para que nos visitem aqui em Sabiaguaba, nos arredores de Fortaleza, Ceará. Será um prazer recebê-los! Parabéns pela iniciativa de lançar essa mensagem que, espero, será bem sucedida! Carinho do José Albano, em nome da COMUNIDADE SABIAGUABA.

  23. lara torres

    Oi jose morro interior minas gerais. insatisfeita com sistema. Ando em busca de um lugar e pessoais que tenha haver com minha essência. Me sinto um peixe fora d agua. E através de minha busca em me encontrar me sensibilizei com informações sua como também da comunidade. Parecido com o que acredito e almejo. Gostaria de falar mais com alguem especial como VC. E também compartilhar com vcs pessoalmente. Em janeiro ou a QQ tempo posso ir ate a comunidade. Onde gostaria de me hospedar e buscar mais informações sobre como fazer esta mudança. Bom conhecer pessoas e experiencias de seres de luz que vivem pela paz solidariedade e sustentabilidade. Grata pela atencao. Lara

    • Olá Lara Torres: Sua mensagem nos sensibiliza.Como seria bom podermos juntar as pessoas que pensam assim. Aqui temos um lugar bonito para acampar e recebemos hóspedes que possam ficar em barracas. Estamos nos arredores de Fortaleza. Se você quiser nos conhecer melhor, temos um album de fotografias com aspectos atuais e também históricos da nossa comunidade. Todas as fotos tem legendas explicativas. Esse álbum sobre a Comunidade Sabiaguaba pode ser visto no seguinte endereço: http://picasaweb.google.com.br/jalbanobr
      Dúvidas? Perguntas? Volte a nos escrever e quando puder, venha nos visitar! Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba

  24. Adriano

    Boa Tarde Comunidade Sabiaguaba, como tenho que proceder para viver ai com todos, o que devo fazer para ser aceito, desejo muito por um fim nesta vida corrida e desenfreada por dinheiro, já perdi quase tudo nesta vida, não tenho mais familia, pai e mãe já se foram,minha esposa e filha tbm, por favor preciso abandonar esta vida e recomeçar. De todo meu coração agradeço, me digam se é possivel e o que tenho que fazer, obrigado.

    • Olá Adriano. Sendo o fundador e líder da Comunidade Sabiaguaba, coube a mim responder à sua mensagem que muito nos comoveu. Não sei em que lugar do Brasil você mora mas gostaríamos de receber a sua visita. No momento, não temos vagas para novos residentes mas sempre temos prazer em receber visitantes por alguns dias. Uma visita aqui pode inspira-lo a fazer mudanças na sua vida como nós fizemos nas nossas… Quando quiser ou puder vir, é só dar um toque antes para podermos agendar a melhor data. E se quiser saber mais sobre a nossa vida aqui, existe um álbum com aspectos atuais e históricos da nossa Comunidade que você poderá encontrar nesse endereço “http://picasaweb.google.com.br/jalbanobr” Desejando que você se oriente e encontre o melhor caminho, te abraço em nome da Comunidade Sabiaguaba. José Albano

      • Adriano

        Olá senhor José Albano,agradeço de todo meu coração, moro no Espirito Santo, vou tentar tirar uns dias e ir até ai, conhecer e quem sabe um dia pode ficar em definitivo, obrigado por ter me respondido. Abraços a todos da comunidade e obrigado mais uma vez. Adriano.

  25. Ola irmaos , paz ! Eu estive pesquisando sobre a vida rasta e é o que eu preciso pra viver em paz , precisamos nos ajudar , sinto que preciso fazer algo pelo nosso mundo , tenho uma irma pequena e quero que ela veja o mundo da mesma foema que um rasta ve , da mesma forma que eu vejo , e assim podemos crescer ! Como faço para me integrar a uma comunidade como esta ? Obrigado paz e muito amor !

    • Olá Flavia: Grato pelas palavras gentis! Como participar de uma comunidade alternativa? Tem que ver onde você vive no Brasil. Existem comunidades assim na maioria dos estados do Brasil e existe uma Associação que reúne e representa essas comunidades a nível nacional, a ABRASCA (Associação Brasileira de Comunidades Alternativas) com sede em São Lourenço, Minas. A associação promove um encontro nacional anual todo més de julho, quando é possível conhecer um grande número de pessoas que vivem assim! Mantenha o contato para maiores informações. Love e axé do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  26. alisson de barros

    gostei mt de conhecer vcs. Moro em maceio. E gostaria de conhecer mas sobre vcs. E estou a procura de uma comunidade para me estabelecer. Pois a cidade ja nao mi faz bem.

    • Olá Alisson: Estamos localisados nos arredores de Fortaleza. Nossa comunidade está completa e não temos condições de receber novos residentes. No entanto, recebemos visitantes que devem trazer barraca de acampamento. Garantimos hospedagem gratis por uma semana, tempo amplo para nos conhecermos e podermos partilhar saberes e experiências de vida. Nosso telefone de contato é (85) 3476 8625. Apareça! Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  27. Carlos ramana

    Qual a possibilidade de viver nessa comunidade sou prof de ed física yoga e terapeuta massagem ayurvedica e meditações ativas qual critério ha alguma forma de trabalho q poderia fazer para colaborar com a comuna e viver ai

    • Olá Carlos:
      Infelizmente nossa comunidade é muito pequena e não há disponibilidade de espaço para mais residentes. No entanto, gostamos de receber hóspedes para troca de vivências por alguns dias, desde que tenham uma barraca para acampar na nossa área verde. Você pode usar o nosso telefone para informação de como chegar até aqui:
      (85) 3476 8625
      Para conhecer mais detalhes sobre nós, você pode ver um álbum de fotos com legendas explicativas, mostrando aspectos atuais e históricos da nossa comunidade. O álbum está disponível no seguinte endereço:
      http://www.picasaweb.google.com.br/jalbanobr
      Aguardamos a sua visita!
      Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.
      P.S. Você frequenta o ENCA? (Encontro Nacional de Comunidades Alternativas). Penso que poderia lhe interessar! No mesmo endereço acima, você pode ver um álbum com fotos de Encas passados. Para mais informações, volte a me contatar.

    • Olá Carlos:
      Infelizmente nossa comunidade é muito pequena e não há disponibilidade de espaço para mais residentes. No entanto, gostamos de receber hóspedes para troca de vivências por alguns dias, desde que tenham uma barraca para acampar na nossa área verde. Você pode usar o nosso telefone para informação de como chegar até aqui:
      (85) 3476 8625
      Para conhecer mais detalhes sobre nós, você pode ver um álbum de fotos com legendas explicativas, mostrando aspectos atuais e históricos da nossa comunidade. O álbum está disponível no seguinte endereço:
      http://www.picasaweb.google.com.br/jalbanobr
      Aguardamos a sua visita!
      Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.
      P.S. Você frequenta o ENCA? (Encontro Nacional de Comunidades Alternativas). Penso que poderia lhe interessar! No mesmo endereço acima, você pode ver um álbum com fotos de Encas passados. Para mais informações, volte a me contatar.

  28. Jota e Eliane

    Boa tarde,

    Linda comunidade vocês formam.

    Bem, somos um casal realmente casados a 29 anos. Temos um filho que tem 27, e também é casado. Moramos sós, temos uma vontade enorme de viver em uma comunidade alternativa, onde possamos cuidar e ser cuidados. Temos 45 e 48 anos. Há muito, lutamos por um lugar ao sol. No entanto, parece que todas as nossas tentativas fracassaram. Além desta razão dentre tantas outras, fomos acometidos por uma depressão profunda. Nos sentido sós, excluídos, e sem perspectivas concretas em quase todos os aspectos, sociais.

    De certa forma, no que podemos chamar como sociedade politicamente correta, perdemos qualquer credibilidade que tínhamos. Gostaríamos de viver de uma forma alternativa. Longe, da hipocrisia, da política, da falsidade, da sociedade feroz,que coloca interesses pessoais acima do bem maior, que deveria ser as pessoas, e suas necessidades coletivas.

    Diante de tudo o que relatamos em síntese, gostaríamos de saber se há espaço para mais duas pessoas, e dois gatinhos que são nossa família, uma tem 12 anos, e é uma benção que Deus nos deu, o outro tem 4 anos, e é deficiente físico.

    Caso haja a possibilidade de sermos aceitos, gostaríamos de ser contactados, e informados sobre os tramites necessários para a nossa aceitação na comunidade.

    Caso não haja a possibilidade, gentileza nos informar alguma que esteja aceitando novos membros.

    Sou formado em turismo, (superior) e tenho muitos outros cursos em varias áreas do conhecimento. Somam ao todo, quase meia centena.

    Gratos,

    E: mail: projetoanjodepatas@gmail.com

    PS: Este apelo é direcionado aos membros desta sociedade alternativa.

    Porém, caso haja alguém, ou casal equilibrado, sensível, e que nos compreenda, e que queira nos dar a mão, sugestão, ou algo mais, sintam-se à vontade para nos enviar um e-mail. Pode ser tomar conta de uma chácara, casa e praia. Desde que seja um lugar tranquilo sem grande movimentação de pessoas. Preferência, em chácara ou casa de praia, cujos os donos as mantenham apenas como investimento imobiliário. Afinal, queremos além de trabalho, muito sossego, longe da selvageria de nossa sociedade contemporânea. Obs: neste caso, deverá haver remuneração pelos serviços que iremos prestar.

    Esperamos que compreendam as nossas condições para que aceitemos uma outra vertente, que não seja integrar uma sociedade alternativa.

    Que os seres de luz estejam presentes em cada dia da vida de todos.

    • Olá Jota e Eliane:
      Sua mensagem me comove! Gostaria de conhecê-los pessoalmente! Quanto à Comunidade Sabiaguaba, muito me entristece ter que dizer que não temos como atender ao seu pedido devido ao pouco espaço disponível aqui. Estou guardando seu e-mail para poder sugerir alguma solução para a sua busca já que somos membros da ABRASCA (Associação Brasileira de Comunidades Alternativas) e poderei lhes passar alguns endereços quando estiver de volta da viagem em que me encontro nessa semana. Boto fé no resultado positivo da busca de vocês! Volto a contatá-los! Carinho do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  29. Nichollas

    Muito legal a comunidade, tenho uma admiração muito grande por comunidades alternativas apesar de nunca ter visitado uma de fato. Eu moro na lagoa redonda mesmo, e passo bastante pela sabiaguaba mas nunca havia ouvido falar da comunidade, que absurdo!
    Gostaria de saber se posso visitar o local (durante o dia), além das reuniões noturnas de lua cheia. Grande abraço!

    • Olá Nichollas:
      Embora muita gente não conheça esse espaço com o nome de “Comunidade Sabiaguaba”, quase toda a vizinhança sabe o meu nome e a localização da minha casa. Estamos na Rua Mar del Plata, 265, a primeira rua à direita depois que passa a entrada da Indaiá, para quem vem da Maestro Lisboa pela Francisco Matias. Você pode visitar o local de preferência no domingo, quando fazemos um almoço comunitário aberto a quem quiser participar trazendo algum item de comida ou bebida. Infelizmente, as conhecidas reuniões da lua cheia foram canceladas no final de 2011. Será um prazer receber sua visita. Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  30. Prezado José Albano,

    procurando sobre comunidades alternativas na regiao de Fortaleza no internet a comunidade de voces foi quase a unica que encontrei. Eu mesmo sou a Julia, alema (26 anos) e vou mudar pra Fortaleza fevereiro que vem. O melhor tempo da minha da minha vida vivi numa comunidade alternativa aqui na Alemanha – e o meu sonho é viver assim de novo, também em Fortaleza.
    Agora eu já li muitos comentários seus e fiquei sabendo que tem uma grande fila de espera pra a comunidade de voces. E por causa disso tenho duas perguntas: nao seria possivel criar um contato entre as pessoas da fila? Ai todo este pessoal inclusivamente eu que aparece tao apaixado pela ideia de viver numa comunidade poderia se juntar e multiplicar a ideia e reabrir novas comunidades ou pelo menos uma nova comunidade… o que acha disso? Estou realmente a procura de pessoas que querem isto, mesmo se for necessario comecar de um modo mais simples no comeco 🙂 A segunda pergunta é se voce conhece outras comunidades alternativas, ou eco aldeias em ou perto de Fortaleza? – sendo criadas ainda ou muito antigas já… ia apreciar muito ter mais contatos ai…
    No mais quero dizer que estou feliz que tem a comunidade de voces, de ver os fotos de como tudo comecou, me mostra que é possivel realizar sonhos agindo! Sobre tudo estou feliz de ter a impressao que a comunidade de voces nao é uma ilha isolada, mas muito mais em contato com o resto do bairro, com pessoas que pensam diferente, contribuindo pra um mundo melhor 🙂 Quando tiver em Fortaleza, estaria feliz em conhecer voces!

    Um abraco

    Julia

    • Olá Julia: Grato pelo seu interesse e pelas palavras gentis! Ouvi falar numa outra comunidade no Ceará chamada “Flexa da Mata”, nos arredores de Canoa Quebrada, Aracati. Ainda não conheço pessoalmente. Creio que ela tem um site ou blog na Internet. Juntar os interessados em morar aqui parece uma boa ideia mas não é fácil pois tomam outros rumos ao saberem da nossa falta de espaço… O termo “fila de espera” é uma maneira de descrever as solicitações e consultas que temos tido mas não há uma lista real de pessoas e endereços… No entanto, esse interesse foi suficiente para tomarmos a decisão de ampliar nossa comunidade com a construção de duas novas casas nesse ano de 2016. Serão casas artesanais, em madeira rústica e barro com vitrais de garrafas, casas simples, pequenas, para uma pessoa ou duas, talvez. Pensamos em construí-las como um trabalho comunitário e também didático, para voluntários que queiram aprender participando do trabalho de construção. São planos para o começo do ano e pensamos em ter uma das casas prontas já em abril ou maio. Quem sabe você poderia se encaixar nesses projetos? Nosso telefone em Fortaleza é (85) 3476 8625. Se você tem uma barraca, também é possível ficar acampada aqui por um tempo. Entre em contato conosco quando chegar em Fortaleza. Abraço, José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

      • Julia

        Bom dia José Albano,
        obrigada pela resposta rapida! Acho muito legal que voces vao ampliar a sua comunidade com duas novas casas e teria grande interesse em ajudar na construcao e aprender com voces. Venho para Fortaleza para escrever minha monografia de mestrado na area de sociologia e emprendedorismo social, mas por querer ainda tenho muito tempo livre em qual quero fazer exactamente isto: aprender coisa prática. Tenho o sonho de futuramente abrir uma comunidade com amigos no Sertao e falta aprender muito…
        Eu cheguerei em Fortaleza dia 19 de fevereiro – neste periodo provavelmente já vao ter comecado com a construcao, mas poder se encaixar no projeto mesmo assim seria muito legal.
        Relativa a possibilidade da barraca (que eu tenho sim), sobre qual já li queria perguntar quais as experiencas de voces, é tranquillo e seguro? – até agora tenho um pouco de medo de acampar na peripheria de uma cidade tao grande 😉
        Por ultimo: que pena que nao tem uma lista de enderecos das pessoas interessadas, mas espero conhecer pessoas deste tipo vivendo em Fortaleza entao. Quando falo da ideia de juntar pessoas e abrir uma outra comunidade, tenho na mente de procurar um proprio lugar dentro da cidade ou na peripheria para multiplicar a ideia em outros bairros 🙂 mas vou ver o que traz o amanha!
        Um otimo dia pra voces com muitos momentos vividos!
        Julia

  31. Gostaria de um telefone para me comunicar. Somos um casal adepto de tudo que ví de vcs e queremos saber quando podemos visitar o local.

    • Olá Leila:
      O nosso telefone de contato é (85) 3476 8625. Esse é o número do tel. fixo da casa sede, onde eu moro. Não tenho celular. Nosso espaço é grande e frequentemente recebemos visitantes com barracas que ficam acampados aqui por alguns dias. Será um prazer recebê-los!
      Um abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  32. Tarsio de Andrade Costa

    Gostaria de viver assim…como faço?

    • Olá Tarsio:
      Grato pelo seu interesse! Se você mora em Fortaleza, venha nos conhecer. Assim poderemos trocar ideias! Sempre abrimos a comunidade aos visitantes no almoço comunitário do domingo. Nem é preciso avisar! Maiores informações pelo nosso telefone (85) 3476 8625. Se você mora noutra cidade, nosso espaço é grande e frequentemente recebemos visitantes com barracas que ficam acampados aqui por alguns dias. Será um prazer recebê-lo!
      Um abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  33. Evaldo Aquino

    Olá, amigos! Procuro uma vida espiritual e sustentável como a de vocês, como posso fazer parte de vossa ecovila? Abraços e muito amor e luz a todos!

    • Olá Evaldo:Grato pelo seu interesse! Nossa comunidade é bem pequena, cerca de 5.000 metros quadrados de terreno que abrigam 4 casas, todas já ocupadas com residentes. Se você mora em Fortaleza, venha nos conhecer. Assim poderemos trocar ideias! Sempre abrimos a comunidade aos visitantes no almoço comunitário do domingo. Nem é preciso avisar! Maiores informações pelo nosso telefone (85) 3476 8625. Se você mora noutra cidade, nosso espaço é grande e frequentemente recebemos visitantes com barracas que ficam acampados aqui por alguns dias. Será um prazer recebê-lo!
      Um abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

  34. Gusthavo Henrique

    Ola meu nome é Gusthavo Henrique tenho 20 anos,e achei muito interessante esse projeto de vocês e me interessa muito morar e viver do modo em que vocês vivem,tenho muita energia e posso ajudar em qualquer coisa na comunidade se tiver como eu ir pra i me fala obrigado!

    • Olá Gusthavo: Grato pelo seu interesse! Nossa comunidade é bem pequena, cerca de 5.000 metros quadrados de terreno que abrigam 4 casas, todas já ocupadas com residentes. Se você mora em Fortaleza, venha nos conhecer. Assim poderemos trocar ideias! Sempre abrimos a comunidade aos visitantes no almoço comunitário do domingo. Nem é preciso avisar! Maiores informações pelo nosso telefone (85) 3476 8625. Se você mora noutra cidade, nosso espaço é grande e frequentemente recebemos visitantes com barracas que ficam acampados aqui, na nossa grande área verde, por alguns dias. Será um prazer recebê-lo! Aproveito para te enviar o link abaixo que abre um álbum de fotografias com legendas explicativas sobre aspecos atuais e históricos da nossa comunidade: “https://get.google.com/albumarchive/101454061904135236420/album/AF1QipMAXrkPpHWS1TOaMfEYezvD_OrLmShgxuKhZChh”

      Um abraço do José Albano, em nome da Comunidade Sabiaguaba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s