Usando o forno.

HORÁRIO DE MAIOR EFICIÊNCIA NO USO DO FORNO SOLAR

Esse horário pode variar conforme a latitude e a época do ano. De maneira geral, vale a regra que diz que o melhor horário para o uso do forno solar começa quando a sombra do seu corpo atinge o mesmo comprimento da sua altura. Quanto mais alto o sol, menor será a sua sombra e maior será a incidência da luz gerando maior calor dentro do forno.

24

Ao nascer do sol, a sombra projetada pelo seu corpo é muito comprida, medindo muito mais do que a sua altura. É cedo demais para iniciar o cozimento solar.

25

Assim mesmo, de manhã cedo, é bom já colocar o forno no sol para ir acumulando calor. Pode-se aproveitar o fato de ainda não ter panelas dentro e inclinar a caixa, apoiada numa parede ou num tamborete e com a tampa voltada diretamente para o sol. De manhã cedo, essa é a posição ideal para o aquecimento do forno.

26

 

POSICIONANDO O FORNO NO SOL

27

1 – Essa é a pior maneira de posicionar o forno no sol, pois dois dos lados da caixa estão produzindo sombras. Isso significa que duas das paredes prateadas da caixa interna estão na sombra, reduzindo a captação da luz solar e, por isso, reduzindo também o calor interno do forno.

28

2 – Essa posição é melhor, pois projeta uma única sombra, posição ideal para uma caixa quadrada. Nesse caso, como a caixa é retangular, ainda temos uma das paredes maiores na sombra, reduzindo a captação da luz. Durante o tempo de cozimento, a sombra muda de tamanho e de posição.

No Nordeste, nosso sol é abundante e, em geral, não precisamos mudar a posição da caixa para obter a sombra ideal. Mas isso pode ser necessário no cozimento mais demorado, como o feijão, quando se precisa do rendimento máximo do forno. Nesse caso é desejável “corrigir” a sombra, de vez em quando.

29

3 – Essa é a posição que produz a menor sombra possível, pois é o lado mais estreito da caixa retangular que está voltado em direção ao sol. Durante a fase de aquecimento do forno e no início do cozimento é preferível colocá-lo nessa posição. No caso de cozimentos mais difíceis ou mais lentos, é bom corrigir, de vez em quando, a posição do forno para manter a sombra mínima e a conseqüente temperatura máxima.

11 Respostas para “Usando o forno.

  1. Achei fora de série…. mas acho que não tenho lugar para colocar… pelo menos por enquanto.. espero em breve ter… Mara

    • Olá Mara: Realmente, fica difícil para quem mora em apartamento, a não ser os felizardos que ocupam a cobertura do prédio… Assim mesmo, tenho amigos que usam o jardim do prédio para instalar o forno solar, esperando que ninguém mecha… Vale a pena arriscar! Abraço do José Albano

  2. Delton Belmont Pereira

    Bom dia!
    Sou Delton Belmont Pereira e moro em Cachoeiras de Macacu – RJ.
    Sem querer, conheci vocês e fiquei fascinado com a idéia do forno solar.
    Permitam-me uma pergunta, mas me perdoem se estou sendo ignorante.
    Este forno pode ser construído com outro material que não seja papelão, como por exemplo, folha de flandres, alumínio, acrílico, vidro ou outro?
    Também ví em um vídeo, na internet, um forno construído por um presidiário, feito de caixa de papelão com uma lâmpada de 100 watts dentro da caixa, não tão ecológico como o dos senhores, mas muito interessante também.
    Obrigado pela oportunidade, Deus os abençoem.

    E-mail: belmontmuaythai@hotmail.com

    • Olá Delton:
      O forno solar pode ser feito de qualquer material desde que obedeça as leis da termodinâmica que regem o seu funcionamento. O uso do papelão é prático por ser gratis, por não nescecitar de ferramentas ou conhecimentos sofisticados para trabalhar com ele e por ser naturalmente um material isolante térmico. Fora isso, seu uso torna o forno mais leve, mais fácil de transporta-lo em busca do sol. Mãos à obra!
      Abraço do José Albano

      • Delton Belmont Pereira

        Olá, sou o Delton
        Desculpe por não responder antes.
        Obrigado pela resposta e fiquem com Deus.

  3. Carolina

    Olá!
    Meu nome é Carolina, tenho 14 anos, e estou participando da feira de ciências da minha escola. O tema deste ano é “Vida eficiente no planeta”. Perguntei ao meu pai e ele me deu a ideia de fazer um forno solar. Adorei a ideia, já montei o meu, com o corpo negro de isopor, papel tetra pak e tinta spray preta fosca. Inclusive fizemos um suporte com cavaletes, a fim de maximizar a insolação no interior da caixa. Espero que tudo de certo, e também acho que todo mundo deveria ter um forno solar em casa, é uma ótima ideia,e para um mundo mais verde, esta é uma maravilhosa forma de contribuir.
    OBS. O forno solar funcionou SUPER bem. Os alimentos ficaram muito bem preparados.

  4. Já está mais que claro que o ser humano só tem a ganhar desfrutando dos recursos da natureza, com responsabilidade, de maneira inteligente e sem devastação.

  5. Alexandre

    boa noite sr. Albano fiquei feliz pela sua atensão de me atender o telefone aqui de lisboa. passei por aqui para lhe deixar um abraço. Alexandre de Lisboa

  6. Alexandre

    Boa tarde Sr albano obrigado por responder envio o link ácerca do qual gostaria de saber as dimenções http://youtu.be/YbWl_ZHKoIU.abraço grande.Alexandre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s